quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Limitações da contabilidade nacional II

1. Explicite o significado das diversas componentes da ENR: (1) a economia subterrânea, (2) a economia informal e o auto-consumo e (3) discrepâncias estatísticas.

(1) A economia subterrânea (oculta ou sub-declarada), que, corresponde ao produto que se furta à contabilização por razões dominantemente fiscais, incluindo também a economia ilegal.

(2) A economia informal e o auto-consumo englobam o produto criado por actividades essencialmente associadas a uma estratégia de  melhoria de condições de vida das famílias e/ou de sobrevivência.
(3) As Discrepâncias estatísticas é uma rubrica marginal relativa ao produto não contabilizado. Pelo seu valor marginal e por definição, não deverá ser objecto de grande preocupação.

2. Por que motivos se espera que a importância da ENR relativamente ao PIB tenha crescido em 2011, e que continuará a crescer?

Trata-se de um resultado já esperado, entre as principais causas da ENR, contam o aumento da carga de impostos e das contribuições para a segurança social, o desemprego, as transferências sociais, a falta de cultura e participação cívica, a falta de credibilidade de órgãos de soberania face à conduta de alguns dos seus representantes, a ineficiência da administração pública e falta de transparência no atendimento público, e as condições de mercado induzidas pela globalização dos mercados e da produção.

3. 
Comente a distribuição sectorial da ENR (Tabela 5, na p. 9).

A economia não registada é maior nos setores de serviços, menos no setor da agricultura.


4. Justifique a sobrevivência das populações em países com produto interno bruto oficial per capita abaixo do limiar de subsistência.

Em muitos países subdesenvolvidos, Angola, Moçambique há grande parte da economia que não é registada  as pessoas plantam, trabalham e os fiscais não têm acesso a isso daí PIB per capita está abaixo do limiar de subsistência.

5. Problematize o conceito de "externalidades" no âmbito da ENR.


A externalidade ocorre quando empresas ou indivíduos impõem custos ou benefícios a outros que estão fora do mercado. No âmbito da ENR  a externalidade é negativa, porque não contribui para a economia do pais em questão.

Sem comentários:

Enviar um comentário