1. Explicita o conceito de economia paralela e suas componentes expostas por Nuno Gonçalves.
Segundo Nuno Gonçalves, a Economia Paralela/Economia Não-Registada é um fenómeno bastante complexo que integra vários tipos de actividade, tais como:
a economia subterrânea, a economia formal, o auto-consumo, a economia ilegal ou as actividades sub-declaradas ou não captadas pelas estatísticas oficiais. Em termos genéricos, em estudos mais agregados o que se considera por Economia Paralela são todas as actividades que deveriam constar no produto interno bruto (PIB) que por alguma razão não constam.
2. Porque é que a população acha melhor não pagar impostos? Refere a argumentação se Sara Santos.
Existem casos em que a população se pergunta porque é que têm de pagar os seus impostos como IVA se mais tarde não o receberam e nesses casos essas pessoas saem prejudicadas, e é aí que que as pessoas começam a pensar em não pagar os seus impostos.
3. Identifica a elite corrupta indicada por João Pedro Martins.
Grupo de cem pessoas que circulam num carrossel entre o exercício de cargos governativos, conselho de administração de empresas públicas, concelho de administração de multinacionais, que depois passam pela banca e finalmente regressão aos cargos públicos.
4. Como explica Helena Garrido o regresso da pergunta " com ou sem fatura "?
Sem comentários:
Enviar um comentário